Make your own free website on Tripod.com
l
l
l
l
l
l

 

1. Atividades Musicais Para Principiantes:

As crianças de 4 e 5 gostam de cantar, e podemos ensiná-las a cantar alegremente ao Senhor. O cantar é uma forma de expressão natural para as criancinhas, e elas devem ser animadas a cantar tanto em casa como na igreja. Atividades musicais para crianças principiantes, dirigidas pela, dão oportunidade para que o diretor de música lance as bases para um programa de educação musical na igreja toda. Neste programa a criança recebe treinamento não somente em expressão vocal mas também nos elementos fundamentais da música, na apreciação musical, na participação coral, e o mais importante de tudo, aprende nessa tão tenra idade dedicar sua voz e talentos a Deus. 

1. 1 Canto: As crianças de 4 e 5 anos de idade devem achar suas vozes de canto e aprender a cantar expressivamente e com prazer. No ensino de uma música nova, o regente deve cantá-lo várias vezes, e as crianças então, logo seguirão. Cânticos e jogos que ajudam a criança a repitir um certo tom, conversa cantada, cânticos que imitam os sons feitos pelos animais, cantar frases ou sentenças numa só nota, e as escalas de cinco tons, são ótimas atividades para esta idade. Os prazeres derivados da participação são mais importantes do que o cantar entoado. Aos poucos, a experiência ajudará cada criança a melhorar a qualidade e a pureza do tom. 1. 2 Ritmo: Atividades rítmicas devem incluir-se na música, tais como: bater palmas, andar, correr, pular, marchar, etc; jogos musicais, dramatização, imitação, e tocar instrumentos rítmicos

. 

1. 3 Audição: As crianças devem aprender a ouvir a música como divertimento. Aprenderão a distinguir entre o lento e o ligeiro, o forte e o suave, o agudo e o grave, o ascendente e o descendente. Também aprender vários hinos e desenvolverão uma sensibilidade aos sentimentos que através da música expressam. O uso do toca-discos,a voz humana, e o piano, são recomendados como boas experiências auditivas. 1. 4 Leitura Musical : O significado dos símbolos e de certos termos musicais serão aprendidos através de jogos : As crianças deverão deverão reconhecer as claves de fá e de sol, as figuras de semibreve, mínima, semínima e colcheia, a pauta, e tornarem-se familiarizadas com o teclado do piano. No ensino dos símbolos, deve-se evitar o uso de termos simbólicos, e sim usar os termos corretos. 

2. Coros de primarios

2. 1 Canto: Crianças desta idade são capazes de aprender cânticos mais longos, que contêm várias idéias, em vez de uma só. A pessoa que rege deve enfatizar a importância da postura correta, de clareza de dicção e o canto expressivo. O alcance vocal dos cânticos para primários pode ser de Dó central a Mi no quarto espaço, mas deve geralmente limitar-se à oitava, escrita dentro da pauta. 2. 2 Ritmo: As atividades rítmicas devem incluir:
a. Um repouso livre e espontâneo a todos os ritmos fundamentais.
b. Interpretação.
c. Habilidade de reconhecer o compasso básico do cântico que as crianças estão aprendendo.
d. Dramatização, jogos musicais, imitação, interpretações e cânticos de movimento.
2. 3 Audição: A audição é um dos fatores contribuintes ao crescimento musical. Um piano bem afinado, um microsystem, são recomendados para o desenvolvimento de um bom programa auditivo. As experiências auditivas darão a todas as crianças, a idéia e que a música pertence a todos, mesmo que nem todos possam cantar ou cantar bem. 2. 4 Leitura musical: Embora na maior parte os cânticos sejam ensinados de ouvido, é no coro de primários que se lança as bases para a leitura musical. A preparação para isto já fo feita nas Atividades Musicais Para Principiantes, quando a criança aprendeu a reconhecer os símbolos musicais.As experiências e leitura musical devem ser simples, e dentro da habilidade de compreensão das crinças. O regente deve procurar usar a leitura musical em todas as atividades musicais possíveis.
2. 5 Criatividade: Atividades criativas proporcionam à criança oportunidade de avaliar, selecionar, interpretar, e depois responder à música numa maneira própria e individual. Tais atividades fazem com que a música torne-se viva e dinâmica. Atividades criativas devem incluir:

a. Invenção de melodias originais.
b. Invenção de letra para uma certa melodia.
c. Invenção de música para uma certa melodia.
d. Construção de instrumentos músicais copos de água, garrafas, etc.

3. Coro de Juniores

3. 1 Canto: Quase todos os meninos e meninas podemcantar, embora alguns aprendam com mais facilidade do que outros. Se forem bem trinados e estimulidos, o resultado irá além da expectativa. Muitas das crianças saberão que é muito importante cantar com um tom que é uniforme e contínuo, quer seja agudo ou grave. Para a minoria que ainda não aprendeu a usar a sua voz de canto, recomendamos que recebam atenção individual, antes ou depois dos ensaios. O coro deve aprender a cantar entoado e com um tom livre e leve, expressando o sentido e a mensagem dos cânticos por intermédio da voz cantada. O cantar deve ser espontâneo. Os juniores já podem compreender que para terem um bom coro devem cantar com postura correta, porém, à vontade, e que devem dar atenção à dicção clara, à respiração correta, ao canto expressivo e támbem ao canto em duas vozes. 3. 2 Ritmo: As atividades rítmicas de crianças nesta idade são tão naturais quanto a própria vida. O ritmo é elemento básico da música e é um fator essencial na leitura musical. Além de proporcionar prazer, o ritmo é um dos métodos pelos quais conhecemos melhor a música. Por isso é bom incluir atividades rítmicas em cada ensaio.
Resultados esperados das atividades rítmicas
3. 3 Audição: Uma das experiênciasmais essencias e básicas de um coro é a de ouvir a música, uma vez que a audição é uma necessidade em qualquer atividade musical.
Sabemos que o bom canto sempre depende da boa audição. É através de bons hábitos de audição que quem canta desafinado descobrirá o modo de usar sua voz para o canto, as crianças torna-se-ão cientes da intensidade, do tempo, do ritmo, da composição e do estilo da música.
3. 4 Leitura musical: A leitura de música tem uma função bem definida nas várias atividades do coro de juniores. A primeira função é a de abrir uma nova percepção musical para os meninos e meninas, e de ampliar o prazer que têm na música.

  Jesus Vem !!! Prepara-te !!!!



Webmaster: Marcelo Edson Ferreira 18/01/2001