Make your own free website on Tripod.com
l l l l l l
Técnica Vocal

COMO É PRODUZIDA A MINHA VOZ

Alguma vez você teve vontade de saber como é produzida a sua voz ? Para algumas pessoas, cantar é algo tão natural e agradável que elas nunca pararam para pensar como cantam..

Se você quiser tornar-se um bom cantor ,será importante saber o que acontece quando você canta. Um bom modo de se entender melhor é comparar a voz humana com qualquer instrumento musical. Um instrumento de música deve Ter pelo menos três elementos , para que possa fazer música: (1) Vibrador, que se move para frente e para trás, emitindo ondas sonoras no ar. (2) Uma fonte de força que fará vibrar esse vibrador.(3) Finalmente, o ressonador, que fará o som ser mais forte ou aperfeiçoará a sua qualidade. Por exemplo, quando você toca um trompete, sua respiração é a força, seus lábios são o vibrador, e a estrutura do instrumento, seu tubo será o ressonador.Se voçê deixar seus lábios encostados enquanto toca o bocal, soprando entre eles, começará então uma vibração que formará as ondas sonoras. Dependendo dar intensidade com que essas ondas vão passando pelo tubo do trompete, o som será mais forte e melhor.

Existem três tipos básicos de instrumentos musicais: instrumentos de sopro, intrumentos de cordas e instrumentos de percussão. Nos intrumentos de sopro, como o trombone, clarinete, e o trompete, a
João Batistarespiração do instrumentista sempre será a fonte de força; os lábios ou palhetas em contato com alguns tipos de bocas são os vibradores; e a estrutura do instrumento é o ressonador. Nos instrumentos de corda, o violino, e a guitarra, existem cordas esticadas que podem ser tocadas com um arco ou dedilhadas; o corpo do instrumento é o ressonador. Nos instrumentos de percussão, a força vem de um bastão segurado pelo instrumentista, o objeto que é tocado é o vibrador, e o corpo do instrumento é o ressonador. Sua voz é um instrumento musical também, mais não como qualquer dos tipos básicos. A força que supre a voz é a respiração do cantor e o vibrador é as cordas vocais. Elas funcionam mais como os lábios de um tocador de trompete. Quando as cordas vocais estão juntas e o ar se move entre elas e começam a vibrar formando as ondas sonoras .

Muitos dos problemas que são encontrados no canto podem ser evitados pela preparação adequada do corpo. É muito bom estabelecer um pocedimento.


Webmaster: Marcelo Edson Ferreira 18/01/2001